sábado, 8 de dezembro de 2012

Leitura prazerosa é aqui!



A Escola Marinalva Aragão Amorim, de Guarapari, nos enviou mais alguns trabalhos realizados com as turmas dos 4º e 5º anos. Ela desenvolveu este ano o percurso IV.

A Professora Célia, do 4º ano, trabalhou a Sexta Cultural, com o tema “a escola”.

O conceito de escola foi trabalhado na disciplina de geografia, sendo abordado também na disciplina de português, com poemas e poesias. A função de cada funcionário dentro da instituição foi apresentada. Foi trabalhado o tema do cuidado e preservação da escola.

A turma foi dividida em grupos para a apresentação. O 1° grupo apresentou a função dos funcionários começando pela direção, orientação, supervisão, coordenação, serventes, cozinheiras, vigias e professores. O 2° grupo apresentou o poema “A escola”.

Para finalizar a turma apresentou a música de Toquinho “O caderno”.

Outro projeto para o quarto ano foi o “Leitura” cujo objetivo foi mostrar  para os alunos que somos todos iguais. A proposta desse trabalho foi a confecção de um livrinho com temas que demostrassem o respeito pelo seu próximo.

A confecção do livrinho “Ninguém é igual a Ninguém” foi bastante produtiva e todos se empenharam na realização das atividades.






O PROJETO DE LEITURA - LER É UM PRAZER – que a Professora Maria Conceição Moraes desenvolveu com os alunos do 5º ano C teve como objetivos: atingir  os diferentes níveis de aprendizagens que os alunos se encontram; despertar e incentivar o interesse pela leitura; facilitar  o acesso do aluno aos diferentes portadores de textos; aproximar o aluno do universo escrito e dos portadores de escrita para que  possam manuseá-los, reparar na beleza das imagens, relacionar texto e ilustração, manifestar sentimentos, experiências, ideias e opiniões, definindo preferências e construindo critérios próprios para selecionar o que irá ler; enriquecer o vocabulário; desenvolver as habilidades linguísticas: falar, escutar, ler e escrever; compreender a intenção, o ponto de vista de quem escreve fazendo uma leitura crítica, reconstruindo o sentido, segundo suas vivências, ampliando sua visão de mundo; auxiliar o aluno no processo de constituição da sua identidade e na formação de valores próprios; trabalhar a leitura  com diferentes objetivos: busca de informação,  de prazer, para comunicar um texto a um auditório, etc.; contribuir para formação de  leitores  autônomos e competentes; propor atividades em que os alunos tenham que perguntar, prever, recapitular, opinar, resumir, comparar  opiniões, confrontar.

O projeto teve duração de março a novembro/2012.

Suas estratégias foram: definição dos direitos e deveres do leitor; criação e organização de uma biblioteca de sala; leitura em grupo, em sala de aula, de um livro paradidático bimestralmente; leitura dramatizada de capítulos de um livro ou um texto; produção de cartas para os autores ou para um amigo incentivando a leitura; produção de murais para divulgação dos livros lidos pelos alunos (propaganda da leitura); audição de CD com diferentes gêneros: poemas, contos, lendas, etc; leituras de gêneros como: contos, causos, poemas, crônicas, romances, jornais, revistas, história em quadrinhos e outros; exibição de filmes; visita à Biblioteca Pública; assistir a peças de teatro; pesquisa de bibliografias de autores da Literatura Brasileira; empréstimo de livros da Sala de Leitura; roda de leituras; propaganda da leitura (atividade oral para o aluno expor sobre a obra que leu e recomendar ou não sua leitura aos colegas); teatro de fantoches; leitura dramatizada; jornal falado; leitura compartilhada (feita pela professora e pelo aluno); formação de alunos leitores; contação de histórias de assombração por parentes e amigos; Hora do Conto, Hora da Lenda, Momento da Poesia e outros (alunos visitarão outras turmas para fazer leituras);  Semana do Conto; jogos de leitura; monitoramento da leitura bimestral; divulgação dos principais momentos do projeto no blog:
 www.francisprofessora.blogspot.com

Com estes estudos foram produzidos: murais, resenhas e contos de autoria dos alunos, coletânea de causos de assombração, fichas de leitura para análise dos elementos da narrativa e recomendação da leitura de livros e foi formado um grupo de Contadores de História.

Foi produzido também um portfólio onde o
aluno escolhe o livro, lê, em seguida relata através da escrita, desenho e relato oral de seu aprendizado.

Após a leitura do livro “Deu a louca na floresta”, de Robson Rocha, os alunos escreveram uma peça teatral que resultou no tema FAMILIA + ESCOLA = EDUCAÇÃO. Esta atividade foi realizada para atender ao cronograma da escola ”SEXTA CULTURAL” e abordou os valores e a importância da família no desenvolvimento do aluno. Foi explorada em Língua Portuguesa com a produção de textos, em Ciências e Meio Ambiente, com as características dos animais e personagens do livro, em Artes com a confecção de figurino que foi usado no teatro e painel.


 Em Matemática a Professora Maria Conceição Moraes descreve uma atividade muito prazerosa:

“Para atender as dificuldades dos alunos em aprender números racionais, compreender o que é inteiro, numerador, denominador, compreender que as frações fazem parte do seu dia a dia e também como motivação foi realizada a seguinte sequência.  Foi pedido aos alunos que fizessem uma lista de comidas preferidas, mínimo de três, com o objetivo de ensinar leitura e montagem de gráficos. Essa atividade foi realizada com sucesso e aproveitando o desempenho e entusiasmo dos alunos dei continuidade ensinando frações, com o objetivo de utilizar a pizza, comida preferida, empatando com hambúrguer e batata frita, pra ensinar frações. Foi elaborada uma lista com ingredientes utilizados para  preparar  as pizza. Após decidir  que cada um levaria o que pudesse, incluído a professora,  por sugestões dos alunos, decidimos então dividir as tarefas,  um grupo preparou a massa, outro ralou queijo etc, e  finalmente, após a atividade realizada, revisamos todos os conteúdo que estavam sendo trabalhados em torno da atividade.”








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